Equipa Editorial

EQUIPA EDITORIAL

 

EDITORA-CHEFE

  • Isabel Lousada (Investigadora Auxiliar de nomeação definitiva da NOVA FCSH. Licenciada, Mestre e Doutora pela Universidade Nova de Lisboa tem feito o seu percurso académico na interseção das áreas científicas nas quais se inscrevem os Estudos sobre as Mulheres. Atualmente integrada no CICS.NOVA é também investigadora colaboradora do CLEPUL - Grupo de Investigação 6 - Brasil-Portugal: Cultura, Literatura e Memória, no qual co-coordena o projeto “Senhoras do Almanaque”, com Vania Pinheiro Chaves. Na CIDH - Cátedra Infante D. Henrique coordena com Isabel Baltazar o grupo de investigação MCCLA - Mulheres, Cultura, Ciências, Letras e Artes. Sócia fundadora do MIMA - Museu Internacional das Mulheres - Associação; Conselheira da CIG – Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género. Membro da Direção do Sub-grupo WWIH - Women Writers in History da rede DARIAH; Vice-Presidente da AMONET - Associação Portuguesa de Mulheres Cientistas; Vogal da Secção de História da Medicina da SGL - Sociedade de Geografia de Lisboa). Membro da SPESXVIII – Sociedade Portuguesa de Estudos do Século XVIII, atualmente na Presidência. Sócia da APE – Associação Portuguesa de Escritores e do P.E.N. Clube Português).

Editores associados 

  • Chih-Chieh Yang (Professor associado Departamento de Ciência Multimédia e Entretenimento, Universidade de Ciência e Tecnologia do Sul de Taiwan, Taiwan. Fundador do Tainan Humanity Game Lab (2015) e da 3zhiyu Culture Co., LTD (2017). 
  • Daniela Melo (PhD em Political Science and Government, University of Connecticut; Lecturer na Boston University [https://www.conncoll.edu/directories/faculty-profiles/daniela-melo/])
  • Fabrizio Ricciardelli (é diretor do Centro de Florença da Universidade Estadual de Kent, desde 2012. Foi professor de História na Universidade de Georgetown em Villa Le Balze).
  • Francisco das Neves Alves (Doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998). É Professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande, onde atua desde 1989. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da Imprensa e História do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: história, imprensa, cidade do Rio Grande, Rio Grande do Sul e historiografia. Trabalha com História do Brasil Contemporâneo e História das Relações Internacionais do Brasil. Realizou Pós-Doutorado junto: ao ICES (Portugal) em 2009; à Universidade de Lisboa, em 2013; à Universidade Nova de Lisboa, em 2015; à UNISINOS, em 2016; à Universidade do Porto, em 2017; à Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, em 2018; e à Cátedra Infante Dom Henrique (Portugal), em 2019).
  • Gabriele Salciute Civiliene (Doutora em Humanidades Digitais pelo Departamento de Humanidades Digitais do King's College London, onde atualmente trabalha como professora de educação em humanidades digitais).
  • Ramona MIHĂILĂ (Vice-Reitora de Relações Internacionais, professora catedrática Ph.D. na Faculdade de Línguas e Literaturas Estrangeiras, diretora do Instituto de Estudos Sociais de Género da Universidade Cristã Dimitrie Cantemir, Bucareste. Foi professora visitante na Arizona State University, pesquisadora de instituições internacionais: Biblioteca do Congresso, Washington, Biblioteca Chawton House e Universidade de Southampton, Instituto Real Huygens, Haia, Biblioteca Nacional de Viena, que concede o benefício de participação na conferência: Universidade Hogeschool, Bruxelas, Université Paris-Est Créteil, entre outras).

Editora Adjunta

  • Ana Raquel Machado (Mestre em Arte, Património e Teoria do Restauro pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa | Pós-graduada em Gestão Cultural pelo ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa).

Conselho Científico

  • Antonella Cagnolati (Professora catedrática de História da Educação e História da Educação de Género do Departamento de Humanidades na Universidade de Foggia. Ph.D. pela Universidade de Ferrara em História da Cultura Europeia (séculos XIV-XVII)).
  • Ana Leite (Mestre em Administração Público-Privada pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Licenciada em Línguas e Estudos Editoriais pela Universidade de Aveiro. Investigadora na Cátedra Infante Dom Henrique para os Estudos Insulares Atlânticos e a Globalização (CIDH) e no Centro de Investigação da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (CLEPUL)).
  • Ana Maria Pires da Silva (Doutorada em Antropologia, na especialidade de Antropologia das Sociedades Complexas; Foi Quadro Superior no Ministério da Educação; Lecionou a cadeira de Introdução ao Pensamento Contemporâneo na Universidade Lusófona; É vice-presidente da Secção de História da Medicina da Sociedade de Geografia de Lisboa; Fundadora e Presidente do Conselho Fiscal da AC RIM - Associação de Cancro do Rim Portugal. Voluntária no Arquivo Histórico do Patriarcado de Lisboa)

  • Ana Soares Pacheco (PhD em Museologia, Universidade Lusófona; Mestre em Ciência da Arte, Universidade Federal Fluminense; Docente, Universidade Federal de Minas Gerais)

  • António José de Oliveira (PhD em História da Arte Portuguesa, Faculdade de Letras da Universidade do Porto)

  • Bruno Miranda Braga (Docente e Mestre em História Social, Universidade Federal do Amazonas; Pós-Graduação em Gestão e Produção Cultural, Universidade do Estado do Amazonas)

  • Chih-Chieh Yang (Professor associado Departamento de Ciência Multimédia e Entretenimento, Universidade de Ciência e Tecnologia do Sul de Taiwan, Taiwan. Fundador do Tainan Humanity Game Lab (2015) e da 3zhiyu Culture Co., LTD (2017). 
  • Diana Alexandra Simões Carvalho (Mestre em História e Património, Faculdade de Letras da Universidade do Porto; Investigadora e Assistente Cultural).

  • Daniela Melo (PhD em Political Science and Government, University of Connecticut; Docente de Government & International Relations, Connecticut College [https://www.conncoll.edu/directories/faculty-profiles/daniela-melo/])

  • Evelyne Phibel (Mestre em História da Arte Portuguesa, Faculdade de Letras da Universidade do Porto)

  • Fabrizio Ricciardelli (é diretor do Centro de Florença da Universidade Estadual de Kent, desde 2012. Foi professor de História na Universidade de Georgetown em Villa Le Balze).
  • Gabriele Salciute Civiliene (Doutora em Humanidades Digitais pelo Departamento de Humanidades Digitais do King's College London, onde atualmente trabalha como professora de educação em humanidades digitais).
  • Isabel Baltazar (PhD em História e Teoria das Ideias, Universidade Nova de Lisboa; Investigadora, FCSH/UNL e CEIS 20 da Universidade de Coimbra)

  • Isabel Lustosa (É pesquisadora titular da Fundação Casa de Rui Barbosa, doutora em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (antigo IUPERJ atual IESP-UERJ) desde 1997; membro do Pen Club do Brasil e sócia honorária do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB). Ocupou a Cátedra Simon Bolívar (IHEAL) da Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3, na França (2010-2011) e foi titular da Cátedra Sergio Buarque de Holanda/Maison des Sciences de l´Homme/Paris para o período 2012-2015, atuando como professora visitante da Universidade de Rennes-2). 
  • Joana Balsa de Pinho (Doutora em História da Arte, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; Investigadora Integrada do CLEPUL - Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias, Universidade de Lisboa)
  • Manuel J. Gandra (Investigador e iconólogo. Professor Auxiliar Equiparado no IADE – Universidade Europeia. Colaborador da UNIDCOM (Iade), do CLEPUL (uUniversidade de Lisboa) e da Revista Nova-Águia. Director do Centro Ernesto Soares de Iconografia e Simbólica que fundou em 19 de Abril de 1997 e do Museu Hermético Português, fundado em 30 de Novembro de 2019). 

  • Maria da Conceição Castel-Branco (Professora Auxiliar de nomeação definitiva do Departamento de Línguas, Culturas e Literaturas Modernas, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa. Membro e investigadora do CETAPS - Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies)

  • Maria de Fátima Nunes (Professora catedrática de História, na Universidade de Évora e investigadora integrada do Instituto de História Contemporânea - http://ihc.fcsh.unl.pt/. Coordenadora Científica do Grupo de Investigação Ciência – CEHFCi-U.E. Domínios de investigação e de docência: História da Cultura e História da Cultura Científica – Moderna e Contemporânea. Coordena a equipa de supervisão do Programa de Doutoramento de História e Filosofia da Ciência – Museologia. Tem várias publicações na área de história da ciência em Portugal e orientou um elevado número de teses de doutoramento na área. Mais detalhes: http://www.uevora.pt/pessoas/(id)/4779).
  • Maria Helena Maia (Professora Auxiliar da Escola Superior Artística do Porto e investigadora do Centro de Estudos Arnaldo Araújo. Tem vindo a desenvolver investigação e publicado na área da Teoria e História da Arquitetura. Mais informação em: https://www.cienciavitae.pt/7117-E885-D418)
  • Patrícia Santos Pedrosa (Doutoramento em Projetos Arquitetónicos pela Universidade Politécnica da Catalunha, Espanha (2010); Feminista, arquiteta, ativista, professora, investigadora, e mãe. Professora Auxiliar Convidada no Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura da Universidade da Beira Interior. Investigadora no Centro Interdisciplinar de Estudos de Género, ISCSP/ULisboa. Membro fundador e Presidente da Associação Mulheres na Arquitectura (Portugal). Membro da Associação Internacional de Críticos de Arte – Portugal).
  • Pedro Urbano (PhD em História, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa; Professor de História de Portugal, Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich (ESEIMU); Investigador e membro das Redes Culturais Femininas entre Portugal e Alemanha – Fundação para a Ciência e Tecnologia; Investigador do Centro de Estudos Clássicos – FLUL e do Instituto de História Contemporânea – UNL)

  • Ramona MIHĂILĂ (Vice-Reitora de Relações Internacionais, professora catedrática Ph.D. na Faculdade de Línguas e Literaturas Estrangeiras, diretora do Instituto de Estudos Sociais de Género da Universidade Cristã Dimitrie Cantemir, Bucareste. Foi professora visitante na Arizona State University, pesquisadora de instituições internacionais: Biblioteca do Congresso, Washington, Biblioteca Chawton House e Universidade de Southampton, Instituto Real Huygens, Haia, Biblioteca Nacional de Viena, que concede o benefício de participação na conferência: Universidade Hogeschool, Bruxelas, Université Paris-Est Créteil, entre outras).
  • Roseline Oliveira (PhD, Universidade Federal de Alagoas, Brasil; Professora de Arquitetura e Urbanismo)

  • Tiago Rodrigues (Investigador do ARTIS-IHA e do CH-UL| Mestre em Arte, Património e Teoria do Restauro pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)
  • Vanda de Sousa (Licenciada em Filosofia (1986) pela Universidade Nova de Lisboa – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, pós-graduada em Ciências da Informação (1993) pela Universidade Católica Portuguesa, Mestre em Indústrias Culturais (2003) pela Universidade Católica Portuguesa e Doutorada em Estudos de Cultura (2011) pela Universidade Católica Portuguesa. Professora Adjunta Convidada da ESCS – IPL, na área de Audiovisual e Multimédia, faz parte da comissão técnico-científica da licenciatura, vice-coordenadora da mesma licenciatura e pertence à comissão técnica-científica da Pós-graduação em Storytelling, na mesma instituição, onde também é docente)