Memorabilia cinematográfica: as materialidades do cinema como reflexo de cinefilias

  • Joana Isabel Duarte Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Palavras-chave: memorabilia cinematográfica, revistas de cinema, cinefilia, fotografia das estrelas, publicidade fílmica

Resumo

O cinema, uma das expressões artísticas mais populares e influentes do século XX, era, durante esses anos, objeto de fascinação. A tentativa de preservar a experiência cinematográfica e de a estender para lá do ecrã foi desde cedo um ensejo de muitos cinéfilos, e o star system tirou partido dessa necessidade mítica e afetiva para criar produtos materiais que recordassem ou substituíssem o que se vira na sala de cinema.

O presente artigo reflete sobre memorabilia cinematográfica como revistas, programas de sessões, fotografias (distribuídas nos mais variados formatos, desde cartonados, cromos, postais), publicidade fílmica (cartazes, cartonados, standees) e outros objetos perecíveis a que as imagens do cinema foram associadas para instigar o consumo e coleção por parte dos cinéfilos. Pretende-se, ainda, chamar à atenção para o cariz patrimonial destes objetos. Outrossim, propuseram-se categorias para organizar esta memorabilia e tentou-se compreender de que forma se espelham nestes itens duas cinefilias distintas: uma popular e outra mais intelectualizada.

Publicado
2019-05-08