Instruções para revisores/as

Agradecendo o trabalho de revisão, solicitamos a atenção dos/as revisores/as relativamente às seguintes indicações que poderão facilitar esta tarefa, e igualmente importantes no reforço da projeção editorial da Herança e do seu reconhecimento pela comunidade científica:

1) Respeito dos princípios éticos na publicação de obras científicas;

2) Qualidade do manuscrito;

3) Projeto editorial da Herança.

  1. Se suspeitar de plágio, fraude ou se os materiais submetidos lhe suscitarem quaisquer outras dúvidas éticas, reporte essas questões à Editora-Chefe ou ao Conselho Científico. A utilização de motores de busca pode permitir a deteção da submissão indevida de texto ou de outros elementos supostamente inéditos, independentemente do processo de revisão do manuscrito poder incluir a verificação por uma ferramenta de deteção de plágio (verificação de similaridade). O/A Revisor/a tem, por seu lado, de tratar os materiais submetidos (texto, figuras, tabelas) e os materiais da revisão, como documentos confidenciais, não os podendo ceder ou partilhar com ninguém sem o conhecimento e consentimento da Herança e dos/as Autores/as.
  2. Na avaliação da qualidade do manuscrito submetido, proceda:
  • ao preenchimento do formulário de revisão;
  • a uma curta síntese do manuscrito, expressando a sua impressão a respeito do interesse do mesmo e a sua adequação à Herança; refira se comporta (ou não) aspetos ou resultados inovadores e que acrescentam conhecimento. Esta apreciação geral é particularmente útil para a Revista;
  • à redação de sugestões e comentários específicos para os/as Autores/as. Estes comentários e sugestões deverão ser precisos e explicitamente indicados (com página, parágrafo, linha) relativamente a correções, modificações, acrescentos ou supressões, no texto ou noutros elementos do manuscrito, permitindo aos/às autores/as a sua fácil identificação e alteração em conformidade (correções menores). No caso de serem recomendadas alterações mais substanciais, fundamente essas sugestões, apontando sucintamente as razões que motivam essa necessidade.
  1. O reconhecimento da projeção editorial da Herança é quantificado através de indicadores bibliométricos, cuja classificação é essencial para a manutenção e promoção da revista em índices internacionais de avaliação de fator de impacto científico.