Revistas

  • Revista Lusófona de Estudos Culturais e Comunicacionais (NAUS)

    A Revista Lusófona de Estudos Culturais e Comunicacionais (NAUS) é uma revista semestral, dedicada à pesquisa, desenvolvimento, aplicação e disseminação de expressões, práticas e representações culturais e comunicacionais lusófonas. A NAUS abrange diversas áreas do conhecimento científico, elegendo uma abordagem convergente, interdisciplinar, transdisciplinar, pluridisciplinar e multidisciplinar em torno dos conceitos de cultura e comunicação. A NAUS publica, preferencialmente, em português e inglês, mas aceita outras línguas sempre que a publicação o justificar. A NAUS aceita contribuições em português anterior ao Acordo Ortográfico (AO) e com o AO, em conformidade e respeito pela intenção expressa pelos/as autores/as em nota de intenção apensa aos artigos científicos submetidos.

     

    Palavras-chave: Cultura; Comunicação; Artes; Lusofonia; Pluridisciplinar; Transdisciplinar; Sociedade Civil; Direitos Humanos.

  • Jornal de Investigação Médica (JIM)

    O Jornal de Investigação Médica (JIM) é uma revista semestral, dedicada à pesquisa, desenvolvimento, aplicação e disseminação de expressões, práticas e representações da saúde. O JIM abrange diversas áreas do conhecimento científico, elegendo uma abordagem convergente, interdisciplinar, transdisciplinar, pluridisciplinar e multidisciplinar em torno dos conceitos de saúde. O JIM publica, preferencialmente, em português e inglês, mas aceita outras línguas sempre que a publicação o justificar. O JIM aceita contribuições em português anterior ao Acordo Ortográfico (AO) e com o AO, em conformidade e respeito pela intenção expressa pelos/as autores/as em nota de intenção apensa aos artigos científicos submetidos.

     

    Palavras-chave: Antropologia; Artes; Cultura; Desporto e Atividades Similares; Economia, Empreendedorismo; Estatística; Filosofia; Governação, Linguística, Novas Tecnologias, Políticas, Psicologia Positiva, Psicologia da Saúde, Neuropsicologia, Sociologia; Urbanismo.

  • Jornal Jurídico (J²)

    O Jornal Jurídico (J2) é uma revista semestral, dedicada à pesquisa, desenvolvimento, aplicação e disseminação de expressões, práticas e representações do campo das ciências sociais. O J2 abrange diversas áreas do conhecimento científico, elegendo uma abordagem convergente, interdisciplinar, transdisciplinar, pluridisciplinar e multidisciplinar em torno dos conceitos das ciências sociais. O J2 publica, preferencialmente, em português e inglês, mas aceita outras línguas sempre que a publicação o justificar. O J2 aceita contribuições em português anterior ao Acordo Ortográfico (AO) e com o AO, em conformidade e respeito pela intenção expressa pelos/as autores/as em nota de intenção apensa aos artigos científicos submetidos.

     

    Palavras-chave: Direito; Criminologia; Ciências Políticas; Administração Pública; Sociologia; Antropologia.

  • RAE — Revista de Ativos de Engenharia

    A Revista de Ativos de Engenharia, é uma publicação periódica, editada semestralmente. Pretende disseminar o corpo de conhecimento integrado das abordagens da Engenharia e da Gestão de Ativos. A linha editorial centra-se na abordagem transdisciplinar da gestão de ativos de engenharia, integrando áreas de conhecimento relacionadas com tecnologias, processos e pessoas. Tem por missão contribuir para a sistematização e desenvolvimento da gestão de ativos de engenharia, divulgando estudos apoiadas numa perspetiva alargada e focada no valor gerado a partir de diferentes tipos de ativos de engenharia. 

  • REM — Revista de Estudos do Mar

    Revista internacional semestral que tem como objetivo principal a publicação e divulgação de artigos técnico-científicos relevantes para a Ciência Marítima e Aquática e também turismo entre a comunidade de países de língua portuguesa. A revista consiste numa plataforma para académicos, profissionais do setor, reguladores e formuladores de políticas para partilhar e discutir a interface entre o meio aquático e os humanos, contribuindo assim para a melhoria da saúde dos oceanos e o aumento da biodiversidade marinha. 

  • e3 — Revista de Economia, Empresas e Empreendedores na CPLP

    Sob o mote de Fernando Pessoa: "A minha pátria é a língua portuguesa", a E3 foi fundada em primeiro lugar como uma publicação dedicada à divulgação da ciência em português, atuando no espaço lusófono e na comunidade dos países lusófonos. Abre-se agora a mundos noticiosos e novos caminhos, reforçando a sua missão de longo prazo de colher e divulgar conhecimento e aproximar os investigadores e as comunidades científicas.

    Publicada duas vezes por ano, oferece acesso aberto, imediato e gratuito ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que o conhecimento científico está livremente disponível com base na responsabilidade científica, social e transferência de conhecimento para a sociedade.

  • Herança - Revista de História, Património e Cultura

    A Herança – Revista de História, Património e Cultura é uma revista semestral dedicada à pluralidade de temas que envolvem a História, o Património e a Cultura. Abrangerá as várias vertentes do conhecimento com especial relevo para a História, Arqueologia, Arquitetura, História da Arte, Teoria da Arte, Museologia e Museografia, Estudos Curatoriais, Inventário e salvaguarda do Património, Ciências do Património, Conservação e Restauro, Gestão e Estudos da Cultura e Turismo Cultural. Com a finalidade de divulgar estudos apoiados em perspetivas alargadas e pluridisciplinares, que se destaquem pela sua qualidade e originalidade, os artigos científicos serão publicados em português ou inglês, destinados a investigadores e profissionais da área das Ciências Sociais e Humanas em Portugal, na CPLP e na Diáspora de língua portuguesa.

  • RTIC — Revista de Tecnologias, Informação e Comunicação

    Revista científica com enfoque na inovação e desenvolvimento nos domínios das Tecnologias, da Informação e da Comunicação. É uma publicação semestral que dissemina artigos originais e inovadores aceites num processo de avaliação por pares, realizada pelo menos por dois membros do Conselho Científico da revista. Cada número da RTIC é anunciado previamente com a chamada de artigos, sendo aceites somente 4 a 8 artigos por publicação. Os artigos a submeter deverão ser escritos em português ou inglês. A RTIC é publicada gratuitamente em versão eletrónica (on-line).