Sobre a Revista

ÂMBITO

O J2 - Jornal Jurídico é uma publicação académica semestral, tendo por missão a divulgação de trabalhos científicos da área do Direito, sendo transversal às diversas áreas que o integram, numa vertente metodológica crítica e progressista, bem como de pesquisas interdisciplinares e correlacionadas com o campo jurídico, sempre na perspetiva de divulgar ao mais alto nível a língua portuguesa na CPLP.

O J2 é uma plataforma privilegiada para investigadores/as jovens e seniores, bem como estudantes universitários/as e planeadores/as. Publica em língua portuguesa, assim como em inglês. Em cada artigo estão incluídos o título, resumo e palavras-chave em duas línguas.

Publicado 2 vezes por ano, oferece acesso aberto imediato e gratuito ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico numa lógica de responsabilidade social científica e de transferência de conhecimento para a sociedade.

O controlo de qualidade dos manuscritos submetidos é efetuado pela Editora-Chefe, pela Editora-Adjunta e/ou Conselho Científico e de, pelo menos, uma dupla, e cega, arbitragem por pares, ou revisão aberta por pares.

 

O J2 encontra-se indexada nas plataformas científicas:

 

DOAJ Directory of Open Access Journals ACESSO; Crossref ACESSO; DRJI – Directory of Research Journals Indexing ACESSO; Journal TOCs ACESSO; ScilitACESSO; ResearchGateACESSOSherpa RomeoACESSO.

 

 

PROCESSO DE REVISÃO POR PARES

 

O objetivo da revisão é ajudar os autores a melhorar a qualidade de seus trabalhos, fornecendo avaliações construtivas e em tempo razoável, preparadas por académicos experientes. O J2 considera o processo de avaliação como uma etapa fundamental para o aperfeiçoamento dos artigos. Por esse motivo, os avaliadores do J2 são incentivados a apresentar, além do parecer quanto à publicação, sugestões de melhoria quanto ao conteúdo e à forma do texto.

O processo de avaliação de artigos submetidos à Herança contempla as seguintes etapas:

  1. Os textos são submetidos pelos/as autores/as na plataforma do J2;
  2. O comprovativo de receção é enviado aos/às autores/as;
  3. A Editora-Chefe e a Editora-Adjunta fazem uma triagem para verificar se os manuscritos:
  1. se enquadram no âmbito do J2 e têm qualidade suficiente. Sendo a decisão favorável são remetidos a dois/duas revisores/as científicos/as. A revisão é cega por pares: nem o/a revisor/a tem conhecimento dos/as autores/as, nem estes/as dos/as revisores/as científicos/as ou por pares aberta, já que esta constitui uma boa prática da Ciência Aberta, permitindo aumentar a transparência, eficiência e responsabilidade no processo de revisão.
  2. se enquadram no âmbito do J2 e têm qualidade suficiente. Não se observando esta condição serão recusados;
  3. cumprem os requisitos formais. Não se observando esta condição são devolvidos para modificação;
  1. No caso de se verificar a situação descrita em 3.1, os/as revisores/as têm 5 dias úteis para aceitarem ou recusarem a revisão;
  2. Se aceitarem fazer a revisão comprometem-se a concluí-la no prazo de um mês preenchendo o respetivo formulário de revisão.

 

 

POLÍTICA DE ACESSO ABERTO

O J2 – Jornal Jurídico é uma publicação científica de Acesso Aberto Imediato e Gratuito através da Internet, podendo assim ser consultada sem restrições. Isto é, qualquer utilizador pode livremente, sem custos, aceder em qualquer momento e sem quaisquer restrições de conteúdo em formato eletrónico. O J2 permite, ainda, a pesquisa e reutilização do conteúdo, tanto manualmente, como com recurso a instrumentos automáticos, sendo que a reutilização deve ser objeto de correta atribuição de autoria e origem.

 

FICHA TÉCNICA

ISSN (online): 2184-3082

ERC: 127200

Periodicidade: Semestral

Propriedade: Ponte Editora, Sociedade Unipessoal, Lda.

 

Apoios: nada a declarar.