Descritivo das Disciplinas e Áreas Científicas

A Revista Lusófona de Estudos Culturais e Comunicacionais (NAUS) é uma revista científica que se propõe ser um espaço de partilha e diálogo sobre as questões da Lusofonia, destacando a interseção dinâmica entre as áreas de cultura, comunicação e cidadania. Publica e divulga, em formato de acesso aberto, textos que entrelaçam diversas disciplinas, como estudos culturais e artísticos (entre artes, literatura, cinema), estudos culturais e comunicação cultural (filosofia, antropologia, sociologia, história, artes e design, cinema e literatura), e comunicação social (jornalismo, comunicação informação), e comunicação estratégica para a inclusão (publicidade, marketing, relações-públicas, administração, ciência política, direitos humanos). A NAUS navega pelos mares da inter, multi, trans e pluridisciplinaridade, proporcionando uma compreensão integral das questões contemporâneas que ecoam nos mares da Lusofonia.

Âmbito e Objetivos

A NAUS é uma publicação académica, editada e publicada semestralmente e destinada a professores/as, investigadores/as, profissionais e sociedade. A sua missão é divulgar trabalhos científicos originais que promovam a inovação, o diálogo e a divulgação das culturas lusófonas de forma holística. Esta abordagem reflete o princípio fundamental de que o conhecimento científico deve estar prontamente acessível, baseado na responsabilidade científica, e no compromisso de transferência de conhecimento para a sociedade. Publicada duas vezes por ano, oferece acesso aberto e gratuito, seguindo o princípio da disponibilidade livre do conhecimento científico. A qualidade dos manuscritos submetidos é meticulosamente assegurada através da avaliação rigorosa realizada pelo/a Editor/a-Chefe, pelo Conselho Científico e por, pelo menos, uma dupla revisão anónima ou aberta por pares.

Processo de Revisão por Pares

O objetivo da revisão é ajudar os/as autores/as a melhorar a qualidade dos seus trabalhos, fornecendo revisões construtivas e oportunas preparadas por académicos experientes. A NAUS considera o processo de revisão como um passo fundamental para a melhoria dos artigos, incentivando os/as revisores/as a apresentarem sugestões de melhoria em relação ao conteúdo e à forma do texto junto com a opinião sobre a publicação.

O processo de revisão dos artigos submetidos à NAUS inclui os seguintes passos:

  1. Os textos são submetidos pelos/as autores/as à plataforma da NAUS, sendo de imediato enviado um comprovativo de receção aos/às autores/as.
  2. O/A Editor/a-Chefe realiza uma triagem para verificar se os manuscritos
    1. se enquadram no âmbito da NAUS e têm qualidade suficiente. Se a decisão for favorável, são atribuídos dois revisores científicos. A revisão é principalmente uma revisão anónima por pares, permitindo aumentar a transparência na Ciência Aberta; alternativamente, pode ser realizada uma revisão aberta por pares. Os manuscritos também são avaliados quanto ao cumprimento dos requisitos formais.
    2. Se esta condição não for cumprida, são devolvidos para modificação.
  3. Se a situação descrita em 3.1. for verificada, os revisores têm 5 (cinco) dias úteis para aceitar ou recusar a revisão.
  4. Se concordarem em realizar a revisão, comprometem-se a concluí-la dentro de um mês, preenchendo o respetivo formulário de revisão.
  5. O artigo é aceite se a revisão por pares indicar aceitação ou aceitação com restrições. A equipa editorial pode intervir e tomar a decisão de aceitação em casos de empate após consulta a um/a terceiro/a revisor/a. Se ambos/as os/a revisores/as iniciais rejeitarem o artigo, os/as editores/as confirmarão a decisão de rejeição. Se ambos/as os/as revisores/as iniciais aceitarem o artigo, os/as editores/as confirmarão a decisão de aceitação.

Política de Acesso Aberto

A NAUS é uma publicação científica de Acesso Aberto Imediato e Gratuito através da Internet, pelo que pode ser consultada sem restrições. Ou seja, qualquer utilizador/a pode aceder livremente sem custos a qualquer momento e sem restrições de conteúdo em formato eletrónico. A NAUS permite também a pesquisa e reutilização de conteúdo, tanto manualmente como com o uso de instrumentos automáticos, se a reutilização for objeto de atribuição correta de autoria e origem.

Ahead of Print

A NAUS disponibiliza os ficheiros PDF dos manuscritos que passaram pelo processo formal de revisão por pares e foram aceites para publicação no formato “Ahead of Print” com um DOI Crossref antes de serem formalmente publicados.

Ficha Técnica

ISSN Online: 2184-3058

Frequência: Semestral

Propriedade: Ponteditora, Sociedade Unipessoal, Lda.