Agradecemos o trabalho de revisão e solicitamos a atenção dos/as revisores/as em relação às seguintes indicações que podem facilitar essa tarefa e são igualmente importantes para fortalecer a projeção editorial da Revista Lusófona de Estudos Culturais e Comunicacionais (NAUS) e o seu reconhecimento pela comunidade científica:

1) Respeito pelos princípios éticos na publicação de trabalhos científicos.

2) Qualidade do manuscrito.

3) Projeto editorial da NAUS.

  1. Se suspeitar de plágio, fraude ou se os materiais submetidos levantarem quaisquer outras dúvidas éticas, reporte essas questões ao/à Editor/a-Chefe ou Conselho Científico. O uso de motores de busca pode permitir a deteção de submissões indevidas de texto ou outros elementos alegadamente não publicados, independentemente de o processo de revisão de manuscritos incluir a verificação por uma ferramenta de deteção de plágio (verificação de similaridade). O/A revisor/a deve, por outro lado, tratar os materiais submetidos (texto, figuras, tabelas) e os materiais de revisão como documentos confidenciais e não pode transferi-los ou partilhá-los com terceiros sem o conhecimento e consentimento da NAUS e dos/as autores.
  2. Na avaliação da qualidade do manuscrito submetido, proceda da seguinte forma:
    • Preenchendo o formulário de revisão.
    • Fazendo uma síntese breve do manuscrito, expressando a sua impressão sobre o interesse do manuscrito e a sua adequação à NAUS; mencione se ele abrange aspetos inovadores ou resultados que acrescentam conhecimento. Essa avaliação geral é particularmente útil para a revista.
    • Escrevendo sugestões e comentários específicos para os/as autores/as. Esses comentários e sugestões devem ser precisos e explicitamente indicados (com página, parágrafo, linha) em relação a correções, modificações, acréscimos ou exclusões no texto ou outros elementos do manuscrito, permitindo que os/as autores/as os identifiquem facilmente e os alterem em conformidade (correções menores). Se forem recomendadas alterações mais substanciais, justifique essas sugestões, apontando sucintamente as razões que motivam essa necessidade.
  1. O reconhecimento da projeção editorial da NAUS é quantificado através de indicadores bibliométricos, cuja classificação é essencial para a manutenção e promoção da revista em índices internacionais de avaliação do impacto científico.

A Ponteditora reconhece a importância da contribuição do/a revisor/a para o processo de revisão por pares. Portanto, encorajamos os/as revisores/as a se registarem no Publons (criando um perfil nesta plataforma de reconhecimento de revisores/as, pode adicionar os seus registos de revisão verificados como uma produção científica mensurável) e no ORCID (pode dar permissão para esta plataforma extrair automaticamente os seus registos de revisão para o seu perfil ORCID) para aumentar a sua notoriedade científica.