Editorial
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Inovação e Tecnologia: evolução e desafios da era digital
O avanço das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) trouxe várias alterações ao nosso quotidiano, mudando não só as relações entre as pessoas, como também a maneira como lidam com tudo o que as rodeia. A sua adoção resultou em crescimento económico, aumento da produtividade e do bem-estar social, incluindo o acesso a bens e serviços de alta qualidade.
Neste contexto, as TIC assumem um papel decisivo, sendo reconhecidas pela sociedade, nomeadamente pela comunidade científica e empresarial, como um instrumento primordial para a concretização da inovação, modernização e transformação da sociedade e da sustentabilidade do planeta.
Assim, o número dois da revista RTIC (Revista Tecnologias Informação e Comunicação) apresenta 4 artigos que resultaram de um escrutínio exímio efetuado pelos membros da comissão científica. Estes incidem sobre a aplicação das TIC à sociedade e às organizações tomando por objeto o aparecimento de novos paradigmas adaptados ao contexto atual e aos seus desafios.
No primeiro artigo, os autores descrevem um estudo que apresenta um novo modelo de trabalho em formato “coworking”, surgido em resultado da transformação digital na área do turismo e na revisão da sua oferta, baseado na criação de espaços de trabalho colaborativo ou cooperativo adaptados de tecnologia, ambientes propícios para albergarem novos modelos de negócio e novos públicos, nomeadamente os nómadas digitais. Neste âmbito, apresentam o estudo de caso “Selina” como promotor desses modelos de negócio e de valorização do nomadismo digital.
O segundo artigo apresenta uma investigação cujo objetivo reside em alinhar o marketing ético com a necessidade de inovação e crescimento organizacional. De acordo com os autores, o ambiente global e competitivo exige que as organizações inovem constantemente nos produtos e processos produtivos, tendo, para tal, que investir em I&D e no desenvolvimento intrinsecamente ligado às tecnologias.
No artigo seguinte, é descrito um estudo que analisa até que ponto as empresas e os profissionais de marketing digital têm conhecimento do Inbound Marketing. Foi usada uma abordagem quantitativa com a utilização de um inquérito por questionário administrado a uma amostra de 532 profissionais portugueses de marketing digital. Os resultados mostram um retrato não só do grau de conhecimento e aplicação desta abordagem, como também das estratégias específicas mais usadas e das maiores dificuldades sentidas pelos profissionais.
No último artigo, é apresentado um estudo cujo objetivo é o de avaliar a usabilidade de plataformas online. O estudo, na primeira parte, analisa os conceitos mais relevantes sobre a importância do utilizador nos sistemas mais recentes, focando-se nos conceitos de acessibilidade, incluindo a interação humano-computador (IHC) e abordando aspetos específicos da temática de design de plataformas nomeadamente a usabilidade, a navegabilidade e a ergonomia. Na segunda parte, apresenta e compara os resultados de avaliação de duas plataformas Coisas.com vs Custo Justo.
Agradecimentos
Os editores gostariam de expressar o seu agradecimento a todos os autores e revisores envolvidos nesta edição, esperando que este número da RTIC se revele uma leitura profícua para todos os que se mobilizam em torno da problemática das Tecnologias da Informação.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.