ÉTICA E VALORES MORAIS

Valores éticos e morais que norteiam a Revista de Estudos do Mar (REM)

A credibilidade e o sucesso de um periódico científico depende, em muito, do sistema de avaliação prévia, contribuindo decisivamente para a captação de bons autores e uma melhor qualidade do conhecimento a disseminar. No caso da REM, o procedimento de avaliação é assegurado pelo processo designado por arbitragem científica ou por revisão pelos pares. De forma a garantir a transparência deste processo e gerar uma relação de confiança entre os editores e os autores, a REM adota os seguintes princípios éticos e morais:

1. Justiça no tratamento e apreciação dos manuscritos

Exige-se aos revisores uma apreciação minuciosa de todos os manuscritos e livre de qualquer preconceito. O relatório deve evidenciar os aspetos que fundamentam a decisão, devendo no caso de parecer desfavorável à publicação do manuscrito, rejeição, realçar as debilidades do texto e sugerir formas de colmata-las em submissões futuras. É permitido ao(s) autor(es) recorrer(em) de um parecer desfavorável à publicação para o editor-chefe ou para o diretor, apresentando os argumentos. Para garantir a equidade e justiça, estão previstas auditorias internas aos relatórios dos revisores, independentemente da existência, ou não, de recursos. Neste âmbito, podem ser solicitados esclarecimentos adicionais aos revisores, mesmo em decisões favoráveis.

2. Liberdade de apreciação do conteúdo dos manuscritos

A REM tem um compromisso exclusivo com conhecimento, sendo independente da política e da economia. O estatuto editorial define apenas o escopo e campo de atuação da revista, mas a REM é uma publicação descomprometida e aberta a inovar relativamente a paradigmas científicos instituídos.

3. Competência e adequação dos revisores

Os revisores são escolhidos em função da formação académica, experiência e competência profissional, que demonstrem, no seu conjunto, aptidões para reverem os manuscritos submetidos. Não obstante uma seleção prévia dos revisores, estes podem sempre declinar o convite à avaliação do manuscrito, caso se sintam, por alguma razão, inabilitados a reverem o texto. 

4. Identificação dos revisores como factor de transparência no processo de revisão

Os autores podem, se assim entenderem, saber quem foram os revisores do seu trabalho. Na sequência, podem aferir a competência dos revisores e, uma eventual, existência de conflitos de interesse suscetíveis de condicionar a avaliação.

5. Revisão dentro dos prazos previamente estabelecidos

A REM procura cumprir escrupulosamente os prazos de publicação. Nesse sentido, procura obter dos seus revisores um compromisso com o cumprimento dos prazos de revisão. Anualmente, a REM analisa os prazos médios de revisão e, de futuro, pretende divulgar no próprio artigo o tempo de avaliação.

6. Emissão de pareceres construtivos

Na Revista REM adotamos uma política de crítica construtiva. Os revisores devem fornecer aos editores elementos para a decisão de aceitação ou rejeição dos manuscritos, deixando a decisão aos editores. As revisões devem contribuir para o aumento da qualidade das publicações, auxiliando a diferenciar qualitativamente a REM.

7. Retratação de Artigos

A REM valoriza a integridade da pesquisa e se esforça para manter padrões elevados de conduta ética e qualidade em todas as suas publicações. Reconhecemos que, nalgumas circunstâncias, pode ser necessário reconsiderar a publicação de um artigo previamente aceite e publicado. A retratação de um artigo é uma medida séria e é tratada com extrema diligência para manter a integridade da literatura científica.

7.1. Circunstâncias para Retratação:

A retratação de um artigo pode ser considerada em situações que incluem, mas não estão limitadas a, erro substancial, plágio, manipulação de dados, violação de ética de pesquisa ou outras irregularidades graves que comprometam a validade e confiabilidade do artigo.

7.2. Procedimento de Retratação:

Quando uma solicitação de retratação é recebida ou quando se identificam problemas graves num artigo publicado, a REM realizará uma avaliação cuidadosa da situação. Isso envolverá a análise das evidências apresentadas, consulta com especialistas relevantes e consideração das políticas e diretrizes estabelecidas pelo Comité de Ética em Publicações (COPE) e outras organizações relevantes.

7.3. Processo Transparente:

A decisão de retratar um artigo é comunicada de maneira transparente a todos os envolvidos, incluindo os/as autores/as do artigo, revisores/as, membros do Conselho Científico e leitores/as. A razão específica para a retratação será detalhadamente explicada, e todas as partes interessadas serão informadas sobre os passos tomados para garantir a correção e a transparência do processo.

7.4. Correções e Retificações:

Nalguns casos, erros menores ou problemas que não comprometem a validade global do artigo podem ser corrigidos por meio de correções ou retificações. Essas correções serão claramente comunicadas ao leitor, mantendo a transparência e a honestidade no registo científico.

As Boas Práticas da revista REM incluem:

     1.promoção de condutas éticas em pesquisa e publicação, e trabalha ativamente para manter a integridade da sua revista;

    2.tratamento de quaisquer preocupações sobre a integridade de artigos publicados com a seriedade e a responsabilidade necessárias para garantir a confiança contínua dos/as nossos/as leitores/as e autores/as.