OS PRINCÍPIOS DA EFICIÊNCIA E DA EFICÁCIA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Ana Roso

Resumo

As recentes reformas no seio da Administração Pública, sobretudo as que seguem o modelo do new public management, originam um aumento da importância dos princípios da eficiência e da eficácia no seio da Administração Pública.
Os princípios da eficiência e da eficácia não encontram expressa previsão constitucional no ordenamento jurídico português. Contudo, a eficiência foi consagrada no novo Código do Procedimento Administrativo (CPA), sob a capa do princípio da boa administração. Parece ser este um passo no caminho da autonomização dos princípios da eficácia e da eficiência como princípios jurídicos fundamentais autónomos. Ainda assim, parece poder considerar-se que estes novos princípios integram já o “bloco de legalidade”, os quais devem ser respeitados pela Administração Pública.
Este artigo visa, por meio de uma breve revisão de literatura e análise documental, traçar uma abreviada análise da evolução dos princípios da eficiência e da eficácia no seio da Administração Pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Roso, A. (2020). OS PRINCÍPIOS DA EFICIÊNCIA E DA EFICÁCIA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. J² — Jornal Jurídico, 3(1). https://doi.org/10.29073/j2.v3i1.268
Secção
Artigo