Literacia em saúde e capacitação do idoso na prevenção da diabetes mellitus tipo2 em contexto comunitário

  • Cristina Vaz de Almeida ISCSP
  • Ana Veiga

Resumo

 

Introdução: Nos últimos anos, registou-se um aumento gradual da incidência e prevalência da diabetes mellitus tipo 2 que afeta já 415 milhões de pessoas no mundo, com previsão de subida para 642 milhões em 2040 (OND, 2015). Em Portugal, mais de 1 milhão de pessoas sofrem desta doença, com aumento da prevalência de 23% (DGS, 2017) entre os 65 e os 74 anos de idade. A literacia em saúde assume um papel determinante na gestão, controlo e prevenção da doença em geral. Contudo, reveste-se de especial importância em algumas patologias, quer pelo nível de cronicidade, quer pelas repercussões que tem na qualidade de vida das pessoas, como é caso da diabetes mellitus tipo 2.

Objetivo: Promover a literacia em saúde a um grupo de idosos de um Centro de Dia da área de Lisboa, intervindo nos fatores de risco para a prevenção da diabetes mellitus tipo 2.

Metodologia: Numa abordagem quantitativa e qualitativa, foi desenvolvido um estudo descritivo transversal a um grupo de 22 idosos.  Recolheram -se os dados através de um questionário, European Health Literacy Survey (HLS-EU-PT), traduzido e validado para Portugal. A estratégia de intervenção adotada, a Educação para a Saúde, foi sustentada por técnicas pedagógicas que estimulam a capacitação da pessoa idosa, promovendo o seu empowerment.

Conclusão: Este projeto de intervenção comunitária mostrou ganhos relativamente á aquisição e /ou consolidação de conhecimentos das sessões de Educação para a Saúde no âmbito da alimentação saudável e aos fatores de risco da diabetes mellitus tipo 2. Uma intervenção na comunidade através de um programa estruturado de literacia em saúde que baixe os constrangimentos, aumente o conhecimento e a motivação para o aumento da atividade física e uma alimentação saudável, tem efeitos significativos na saúde sobre os fatores de risco da diabetes (Jenum et al,2006).

 

Palavras-chave: Literacia em saúde; diabetes mellitus tipo 2; prevenção; idosos

Publicado
2020-12-19