As Competências dos profissionais de saúde ao serviço do envelhecimento saudável O uso da técnica Teach-back como promotor de literacia em saúde

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Mariana Fonseca
https://orcid.org/0000-0002-1540-9015

Resumo

As práticas clínicas têm evoluído de um modelo biomédico para um modelo biopsicossocial. Neste sentido, a investigação em literacia em saúde tem vindo a tornar-se mais robusta devido a esta evolução positiva de avaliar e acompanhar a pessoa como um todo, no centro da relação terapêutica.


Torna-se, porém, necessário continuar a investir numa maior consciencialização dos profissionais de saúde para que invistam no desenvolvimento de técnicas de literacia em saúde. Neste artigo é abordado especificamente o método Teach-back no âmbito das práticas clínicas.


Com uma revisão de literatura e a experiencia prática da autora através da evidência de aplicação deste método procura-se apresentar a utilidade prática da técnica Teach-back aos profissionais e equipas de saúde e compreender os múltiplos fatores (as vantagens) que podem aumentar a adesão dos profissionais de saúde aa técnica Teach-back na sua prática clínica diária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Fonseca, M. (2021). As Competências dos profissionais de saúde ao serviço do envelhecimento saudável: O uso da técnica Teach-back como promotor de literacia em saúde. JIM - Jornal De Investigação Médica, 2(2), 077–093. https://doi.org/10.29073/jim.v2i2.422
Secção
Artigos