Estatuto Editorial
ESTATUTO EDITORIAL da Revista de Ativos de Engenharia
I – A Revista de Ativos de Engenharia, conhecida também pelas formas abreviadas de RAE, é uma publicação periódica. Propriedade da Editora: Ponteditora.
II – A RAE dedica-se à pluralidade de temas que envolvem a gestão de ativos de engenharia.
III – A linha editorial da RAE publica textos inéditos dedicados à investigação científica transdisciplinar abrangendo áreas da Engenharia e da Gestão de Ativos.
IV – A RAE tem por missão fomentar a ciência em português e inglês nas suas linhas editoriais, como forma de estimular o conhecimento nas comunidades científicas.
V – A RAE é editada semestralmente, online, em língua portuguesa, sendo disseminada em todo o mundo através da Internet.
VI – A RAE terá, aproximadamente, 80 a 180 páginas.
VII - A RAE é, desde a sua génese até à atualidade, publicada na versão online.
VIII – A RAE destina-se a professores, investigadores, estudantes e profissionais, nacionais ou estrangeiros.
IX – A RAE apresenta um corpo editorial técnico e científico, aberto a académicos, investigadores e profissionais oriundos de diversas organizações e empresas relacionadas com a investigação, desenvolvimento e inovação da gestão de ativos de engenharia.
X – A RAE publica artigos académicos e científicos, originais e de revisão, bem como ensaios e resenhas/recensões críticas.
XI - A aprovação dos manuscritos para publicação regula-se por critérios de pertinência, interesse, qualidade científica e no respeito pela pluralidade de perspetivas. A RAE assume-se como independente de qualquer poder político, ideológico ou económico, e orienta-se por critérios de rigor, isenção e inclusão.
XII – A RAE publica em língua portuguesa, assim como em inglês e castelhano. Em cada artigo estão incluídos o título, resumo e palavras-chave em duas línguas.
XIII - A revista RAE edita números regulares e números especiais, confiados a investigadores credenciados das respetivas áreas de especialidade (normas para revisores), sob a escrutínio e aprovação da Equipa Editorial. Toda a colaboração é submetida a um exigente processo de seleção e revisão baseado em arbitragem científica e dois modos, cega por pares e por pares aberta.
XIV – Almejando os mais elevados padrões de ética na publicação, a Equipa Editorial da RAE inspira o seu Código de Ética nas orientações estabelecidas pelo Committee on Publication Ethics COPE; Declaration of Helsinki WMA; Internationa Commitee of Medical Journal Editors ICMJE; Animal Research: Reporting of In Vivo Experiments ARRIVE. Nesse código definem-se as responsabilidades de todas as partes envolvidas no ato de publicação daESTADO EDITORIAL de la Revista Activos de Ingeniería
XV– A revista RAE pretende promover o intercâmbio de ideias, experiências e projetos entre os autores e editores, contribuindo para a reflexão abrangente sobre o valor gerado a partir dos ativos de engenharia e para a importância deste tipo de ativos no funcionamento sustentável e resiliente das sociedades modernas.
XVI- A revista RAE disponibiliza as Normas para apresentação e publicação de artigos e uma lista anual dos revisores que colaboram na arbitragem científica dos manuscritos.
XVII – A Equipa Editorial da revista RAE, assume o compromisso de assegurar o respeito pelos princípios deontológicos e pela ética profissional dos jornalistas, assim como pela boa-fé dos leitores, nos termos nº 1 do artigo 17º da Lei de Imprensa.
A procura constante pela elevada qualidade e rigor traduz-se na inclusão da revista RAE em bases de indexação internacionais, tais como:
(lista a apresentar brevemente)
O Editor-Chefe da revista RAE,
Nuno Marques de AlmeidaESTADO EDITORIAL de la Revista Activos de Ingeniería