ÂMBITO

RAE – Revista de Ativos de Engenharia é uma publicação académica bianual dirigida a professores, investigadores e profissionais, cuja missão é publicar e divulgar trabalhos científicos centrados na gestão de ativos de engenharia.

A linha editorial da RAE centra-se em temas da gestão de ativos de engenharia, com a finalidade de divulgar estudos apoiados em perspetivas alargadas e pluridisciplinares que combinem aspetos da engenharia, gestão, economia e finanças. Privilegiam-se estudos que se destaquem pela sua qualidade e originalidade e com enfoque no valor gerado a partir dos ativos de engenharia, através do alinhamento das várias atividades que incidem sobre os mesmos, ao longo de todo o seu ciclo de vida. Pretende-se, essencialmente, consolidar os fundamentos e promover as visões inovadoras da gestão de ativos de engenharia, contribuindo para a competitividade das organizações, públicas e privadas, cujas atividades são intensamente centradas neste tipo de ativos e, em última análise, para uma sociedade mais sustentável e resiliente.

Publicada duas vezes por ano, oferece acesso aberto, imediato e gratuito ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que o conhecimento científico está livremente disponível com base na responsabilidade científica, social e transferência de conhecimento para a sociedade.

O controlo de qualidade dos manuscritos submetidos é efetuado pelo Editor-Chefe e/ou pelo Conselho Científico e de, pelo menos, uma dupla, e cega, arbitragem por pares, ou revisão aberta por pares.

RAE encontra-se indexada nas seguintes plataformas científicas:

(a listar brevemente)

 

PROCESSO DE REVISÃO POR PARES

O objetivo da revisão é ajudar os autores a melhorar a qualidade dos seus trabalhos, fornecendo revisões construtivas e em tempo razoável, preparadas por académicos experientes. A RAE considera o processo de revisão como uma etapa fundamental para o aperfeiçoamento dos artigos. Por esse motivo, os revisores da RAE são incentivados a apresentar, além do parecer quanto à publicação, sugestões de melhoria quanto ao conteúdo e à forma do texto.

O processo de revisão de artigos submetidos à RAE contempla as seguintes etapas:

1. Os textos são submetidos pelos autores na plataforma da revista RAE;

2. O comprovativo de receção é enviado aos autores;

3. O Editor-Chefe, apoiado pelos membros do Conselho Científico, fazem uma triagem para verificar se os manuscritos:

a) se enquadram no âmbito da RAE e têm qualidade suficiente. Sendo a decisão favorável são remetidos a dois revisores científicos. A revisão pode basear-se em dois modos, cega por pares e por pares aberta;

b) cumprem os requisitos formais: não se observando esta condição são devolvidos para modificação;

4. No caso de se verificar a situação descrita em 3.a), os revisores têm 5 dias úteis para aceitarem ou recusarem a revisão;

5. Se aceitarem fazer a revisão comprometem-se a concluí-la no prazo de um mês preenchendo o respetivo formulário de revisão.

6. O artigo é aceite no caso de a revisão por pares indicar aceitação ou aceitação com restrições. A equipa de editores (chefes e/ou adjuntos, caso existam), em situações de empate, após ouvirem um terceiro revisor, poderá intervir e tomar a decisão de aceitação. Se ambos os revisores iniciais rejeitarem o artigo, os editores confirmarão a decisão de rejeição. Se ambos os revisores iniciais aceitarem o artigo, os editores confirmarão a decisão de aceitação.

 

POLÍTICA DE ACESSO ABERTO

RAE - Revista de Ativos de Engenharia é uma publicação científica de Acesso Aberto Imediato e Gratuito através da Internet, podendo assim ser consultada sem restrições. Isto é, qualquer utilizador pode livremente, sem custos, aceder em qualquer momento e sem quaisquer restrições de conteúdo em formato eletrónico. A RAE permite, ainda, a pesquisa e reutilização do conteúdo, tanto manualmente, como com recurso a instrumentos automáticos, sendo que a reutilização deve ser objeto de correta atribuição de autoria e origem.

 

FICHA TÉCNICA

ISSN (print): 

ISSN (online): 2975-8289

ERC: 

Periodicidade: Semestral

Propriedade: Ponte Editora, Sociedade Unipessoal, Lda.

 Apoios: Nada a declarar.