Contributo das plataformas digitais para a comunicação de projetos artísticos, sociais ou de natureza política. Projeto merak(i) – chypre: en franchissant la ligne verte

Contribution of digital platforms for the communication of artistic, social or political projects. Merak Project (i) - Chypre: en franchissant la Ligne Verte

  • Maria João Castro ISCAP, Porto Superior Institute of Accounting and Administration/ISCAP/P.PORTO
  • Sandrina Teixeira ISCAP, Porto Superior Institute of Accounting and Administration, research unit CEOS.PP/ISCAP/P.PORTO
  • José Luís Reis ISMAI, Maia University Institute, research unit CEDTUR/CETRAD
Palavras-chave: Estratégias de comunicação digitais; Consciencialização social; Redes sociais; Website; Google analytics, Merak(i)

Resumo

As estratégias de comunicação e criação de conteúdos digitais dão visibilidade a uma intervenção artística, social e/ou política. A intervenção que deu origem ao projeto Merak(i): en franchissant la Ligne Verte foi criada por uma cidadã cipriota que pretendeu criar um espaço para o diálogo entre os próprios cipriotas e comunidade internacional sobre o conflito vivido até hoje no Chipre. O projeto foi uma iniciativa original no âmbito da intervenção das estratégias de comunicação digital em questões de consciencialização social através da arte.

A metodologia utilizada foi o estudo de caso com recurso a análise documental, entrevistas, observação direta e observação participante.

O trabalho apresenta o desenvolvimento de uma estratégia de marketing digital operacionalizada com a criação de um website que serve de plataforma para apresentar e informar sobre a intervenção artística e o desenvolvimento de uma estratégia SEO e de redes sociais.

Os resultados permitiram concluir que o website e as redes sociais propiciaram uma comunicação eficaz no período em que decorreu o projeto. Com este projeto foi possível difundir a mensagem pretendida, ter a adesão e interesse do público e estabelecer contacto com pessoas interessadas em apoiar a intervenção artística num plano futuro.

Publicado
2020-06-16