Caras e caros membros

 

Em nome de todos na Ponteditora desejamos que se encontrem com saúde e em pleno exercício das vossas funções profissionais.

 

Como é do conhecimento da comunidade em 2015, iniciámos no Brasil, com a e3 – revista de economia, empresas e empreendedores na CPLP, o projeto que em 2018, já no Funchal, se estendeu a outras áreas do conhecimento com a fundação de novos periódicos, como a Herança, revista de história, património e cultura, a Naus, revista lusófona de estudos culturais e comunicacionais o J2 – jornal jurídico, a JIM – Jornal de Investigação Médica e, ainda, a RTIC – Revista de Tecnologias, Informação e Comunicação, para além do jornal diário de opinião e notícias da CPLP a Pátria - jornal da comunidade científica de língua portuguesa. 

 

Com a missão de produzir e difundir investigação técnica e científica em língua portuguesa e a visão de contribuir para a formação de uma pátria de língua portuguesa tendo por base a ciência.

 

O desafio era grande, mas gradualmente os objetivos têm sido alcançados, graças à colaboração dos vários editores, membros do conselho científico, revisores e autores. As publicações tornaram-se uma referência, sendo os textos amplamente consultados e referidos na nossa comunidade académica. Fica o nosso profundo agradecimento, parabéns.

 

Dando sequência ao desafio, continuámos a trabalhar para derrubar barreiras na nossa própria comunidade e criar pontes com outras comunidades científicas a nível internacional.

 

Neste sentido, e no âmbito do projeto de internacionalização INTERNACIONALIZAR 2020 II (Portaria n.º 29/2018) Projeto n.º M1420-03-0752-FEDER-000071, as revistas já se encontram bilingues, português e inglês, abrindo ao mundo a possibilidade de publicar nos nossos periódicos.


Concomitantemente, anunciamos a partir de 15 de fevereiro de 2022 a fusão das Revistas e3 e RTIC, no sentido de criar uma “super publicação”, com a qual se prevê alcançar mais e melhores base de dados indexantes, bem como a passagem num futuro próximo a uma periodicidade trimestral.

Assim, da fusão resultarão benéficos claros para todos os stakeholders, procurando proteger os interesses dos autores, revisores e editores. A nova equipa constituída irá trabalhar em conjunto para continuar a garantir o nível de excelência reconhecido por toda a comunidade científica.

 

As referidas mudanças começarão a ser visíveis nos próximos dias, para as quais pedimos a vossa melhor compreensão.

 

Agradecemos toda a vossa atenção e colaboração com este projeto.

 

Os nossos melhores cumprimentos,

 

Ponteditora