Âmbito

A RTIC – Revista de Tecnologias, Informação e Comunicação, é uma publicação académica semestral, tendo por missão a divulgação e publicação de trabalhos científicos originais e de revisão com enfoque na inovação e desenvolvimento nos domínios das Tecnologias, da Informação e da Comunicação. O periódico destina-se a estudantes, professores, investigadores e profissionais, dispondo de artigos escritos em Português e em Inglês, de forma a poder contribuir para o desenvolvimento da investigação da Tecnologia, Informação e Comunicação, em Portugal, na CPLP e na Diáspora de língua portuguesa pelo mundo.

A RTIC explora diversos temas como redes de computadores, mobilidade e sistemas pervasivos, dados abertos, engenharia de conhecimento, gestão de conhecimento, inteligência artificial, tecnologias aplicadas, sistemas e aplicações multimídia, gestão da informação e conhecimento, análise e aplicações de big data, interação humano-computador, ética, computadores e segurança, modelos de comunicação e comunicação digital; publicando artigos originais e artigos de revisão.

A RTIC é uma plataforma privilegiada para investigadores/as jovens e seniores, bem como estudantes universitários/as e planeadores/as. Publica em língua portuguesa, assim como em inglês. Em cada artigo estão incluídos o título, resumo e palavras-chave em duas línguas.

Publicado 2 vezes por ano, oferece acesso aberto, imediato e gratuito ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico numa lógica de responsabilidade social científica e de transferência de conhecimento para a sociedade.

O controlo de qualidade dos manuscritos submetidos é efetuado pelos Editores-Chefes, e/ou pelo Conselho Científico e de, pelo menos, uma dupla, e cega, arbitragem por pares, ou revisão aberta por pares.

 

A RTIC encontra-se indexada nas plataformas científicas:

CrossrefACESSO; DRJI – Directory of Research Journals IndexingACESSO; Sherpa/RomeoACESSO;  ERIH PLUS - ACESSO; ICI World of Journals -ACESSO.

 

Processo de Revisão por Pares

O objetivo da revisão é ajudar os autores a melhorar a qualidade de seus trabalhos, fornecendo avaliações construtivas e em tempo razoável, preparadas por académicos experientes. A RTIC considera o processo de avaliação como uma etapa fundamental para o aperfeiçoamento dos artigos. Por esse motivo, os revisores da RTIC são incentivados a apresentar, além do parecer quanto à publicação, sugestões de melhoria quanto ao conteúdo e à forma do texto.

O processo de avaliação de artigos submetidos à RTIC contempla as seguintes etapas:

  1. Os textos são submetidos pelos/as autores/as na plataforma da RTIC;
  2. O comprovativo de receção é enviado aos/às autores/as;
  3. Os Editores-Chefes fazem uma triagem para verificar se os manuscritos:
    1. se enquadram no âmbito da RTIC e têm qualidade suficiente. Sendo a decisão favorável são remetidos a dois/duas revisores/as científicos/as. A revisão é cega por pares: nem o/a revisor/a tem conhecimento dos/as autores/as, nem estes/as dos/as revisores/as científicos/as ou por pares aberta, já que esta constitui uma boa prática da Ciência Aberta, permitindo aumentar a transparência, eficiência e responsabilidade no processo de revisão.
    2. se enquadram no âmbito da RTIC e têm qualidade suficiente. Não se observando esta condição serão recusados;
    3. cumprem os requisitos formais. Não se observando esta condição são devolvidos para modificação;
  1. No caso de se verificar a situação descrita em 3.1, os/as revisores/as têm 5 dias úteis para aceitarem ou recusarem a revisão;
  2. Se aceitarem fazer a revisão comprometem-se a concluí-la no prazo de um mês preenchendo o respetivo formulário de revisão.

 

 

Política de Acesso Aberto

A RTIC – Revista de Tecnologias, Informação e Comunicação é uma publicação científica de Acesso Aberto, Imediato e Gratuito através da Internet, podendo assim ser consultada sem restrições. Isto é, qualquer utilizador pode livremente, sem custos, aceder em qualquer momento e sem quaisquer restrições de conteúdo em formato eletrónico. A RTIC permite, ainda, a pesquisa e reutilização do conteúdo, tanto manualmente, como com recurso a instrumentos automáticos, sendo que a reutilização deve ser objeto de correta atribuição de autoria e origem.

 

Ficha Técnica

ISSN (online): 2184-7665

Periodicidade: Semestral

Propriedade: Ponte Editora, Sociedade Unipessoal, Lda.

Apoios: nada a declarar.