O impacto de Big Data na auditoria financeira The impact of Big Data on financial auditing

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Miriam Cláudio
Isabel Maldonado

Resumo





A forma como são tratados os dados está a mudar radicalmente a gestão e os processos organizacionais. A quantidade de informação disponível atualmente é inúmera e continua a crescer, as máquinas produzem mais informação útil que o ser humano, e podemos vivenciar isso através do fenómeno Big Data.


O objetivo deste artigo, por um lado, é abordar o conceito de Big Data nas várias áreas da sociedade e o que este implica na auditoria financeira analisando as várias vantagens e desafios apresentados por diversos autores e profissionais. Por outro lado, através de estudo empírico baseado em inquérito e entrevistas, é tratar a necessidade que a profissão apresenta de utilizar Big Data nos procedimentos de auditoria e as principais barreiras apontadas pelos auditores. Também se pretende estabelecer bases para impulsionar pesquisas futuras, pois é um tema muito pouco tratado em Portugal, e com uma dimensão significativa no mercado.


O estudo empírico permitiu concluir que Big Data é fundamental na auditoria financeira, pois torna o trabalho do auditor mais eficiente, inteligente e eficaz, mas os auditores portugueses alvo deste estudo não estão preparados para incorporar Big Data na auditoria financeira.





Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Cláudio, M., & Maldonado, I. (2020). O impacto de Big Data na auditoria financeira: The impact of Big Data on financial auditing. RTIC - Revista De Tecnologias, Informação E Comunicação, 1(1), 37–48. Obtido de https://revistas.ponteditora.org/index.php/rtic/article/view/246
Secção
Artigos