O impacto de Big Data na auditoria financeira

The impact of Big Data on financial auditing

  • Miriam Cláudio Instituto Politécnico do Porto, ISCAP
  • Isabel Maldonado Universidade Portucalense e Instituto Politécnico do Porto, ISCAP
Palavras-chave: Big Data; Auditoria Financeira

Resumo

A forma como são tratados os dados está a mudar radicalmente a gestão e os processos organizacionais. A quantidade de informação disponível atualmente é inúmera e continua a crescer, as máquinas produzem mais informação útil que o ser humano, e podemos vivenciar isso através do fenómeno Big Data.

O objetivo deste artigo, por um lado, é abordar o conceito de Big Data nas várias áreas da sociedade e o que este implica na auditoria financeira analisando as várias vantagens e desafios apresentados por diversos autores e profissionais. Por outro lado, através de estudo empírico baseado em inquérito e entrevistas, é tratar a necessidade que a profissão apresenta de utilizar Big Data nos procedimentos de auditoria e as principais barreiras apontadas pelos auditores. Também se pretende estabelecer bases para impulsionar pesquisas futuras, pois é um tema muito pouco tratado em Portugal, e com uma dimensão significativa no mercado.

O estudo empírico permitiu concluir que Big Data é fundamental na auditoria financeira, pois torna o trabalho do auditor mais eficiente, inteligente e eficaz, mas os auditores portugueses alvo deste estudo não estão preparados para incorporar Big Data na auditoria financeira.

Publicado
2020-06-16