Autoestima entre adultos tende a melhorar com o aumento da confiança e da assertividade

  • Cristina Vaz de Almeida ISCSP
  • Bruno Reis ISCIA

Resumo

Cristina Vaz de Almeida, PhD Ciências da Comunicação (ISPA)

Bruno Reis, Psicólogo, Docente ISCIA

 

Resumo

Enquadramento - A autoestima associa-se à confiança e à necessidade de respeito, e por isso implica um comportamento assertivo para que o individuo se respeite a si  e os outros. A maioria dos inquiridos nesta investigação associa a autoestima ao respeito que devem ter e desenvolver por si próprios. O respeito por si e pelos outros está também ligado à assertividade (Alberti & Emmons, 1973, 2008). A assertividade implica confiança, que reduz a incerteza (Holmes & Rempel, 1989; Salter, 1949; Wolpe, 1960). O comportamento assertivo vincula-se à autoestima e à autoconfiança, porque os indivíduos, que se sentem competentes e seguros de si, interagem de maneira mais sincera e natural no desenvolvimento de relacionamentos (Alberti & Emmons, 1973, 2008).

Pese embora a autoestima seja um fator de bem-estar, em culturas mais holísticas os seus membros aspiravam a menos autoestima, felicidade, prazer, liberdade, saúde (Hornsey, Bain, Harris, et al., 2018).

Metodologia: Seguiu-se um método quantitativo e qualitativo. Aplicou-se um inquérito por questionário sobre autoestima, adaptado da escala de medição da autoestima de Rosenberg (1965), tendo resultado numa amostra de 216 indivíduos, dos quais 58,6% são do género feminino e 44% tem mais de 39 anos. Procedeu-se a uma avaliação qualitativa de conteúdo (ACQ) das respostas às duas perguntas abertas (N=199), obtendo-se 8 categorias para cada uma das perguntas abertas, que foram trabalhadas em “espelho”.

Resultados: Os inquiridos valorizam a  sua autoestima, associando-a ao respeito por si e pelos outros, sendo geradora de confiança e promotora de melhores e mais equilibradas relações. A definição de respeito e de confiança dada pelos inquiridos posiciona a autoestima como o resultado visível, promotor de bem-estar, através de um conjunto de competências onde se destaca a assertividade.

Palavras-chave: autoestima; assertividade; confiança;

 

Publicado
2021-01-14