Proposta de aplicação do ABC - Sistema de Custeio Baseado em Atividades, numa empresa de serviços aduaneiros

Main Article Content

Vladimir Afonso Paca Futi
Amélia Ferreira da Silva
José Manuel Pereira

Resumo







As empresas de prestação de serviços aduaneiros são os interlocutores oficiais entre a Administração Pública e o setor privado em todos os processos de importação e exportação de matérias-primas e mercadorias. No ambiente económico moderno, essas empresas procuram a melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados e a eficiência dos processos que suportam esses serviços. Neste contexto, a informação detalhada sobre o custo destes serviços e sobre as atividades e processos que lhes estão subjacentes é essencial para a gestão de custos destas empresas.


No centro da metodologia ABC (Custeio Baseado nas Atividades) está a gestão de custos. Ao permitir calcular o custo das atividades, o ABC proporciona não só informação sobre os custos dos serviços/produtos mas também oportunidades de redução de custos e melhoria de processos numa lógica de criação de valor.


O objetivo deste trabalho é testar a aplicabilidade do ABC numa empresa de prestação de serviços aduaneiros e avaliar o contributo do ABC para a identificação de oportunidades de melhoria dos processos. Considerando este objetivo e a relação do investigador com a unidade de análise, foi seguida a metodologia investigação-ação.


Dada a complexidade de aplicação do modelo ABC original, foi sugerida a aplicação do Time Driven ABC que, ao utilizar equações do tempo, se torna mais simples e menos dispendioso.







Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Metrics Loading ...

Article Details

Como Citar
Paca Futi, V. A., Ferreira da Silva, A., & Pereira, J. M. (2018). Proposta de aplicação do ABC - Sistema de Custeio Baseado em Atividades, numa empresa de serviços aduaneiros. E3 - Revista De Economia, Empresas E Empreendedores Na CPLP, 1(2), 40–73. https://doi.org/10.29073/e3.v1i2.32
Secção
Artigos

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)