RECOLHA E ESTRUTURAÇÃO DA INFORMAÇÃO NO ÂMBITO DE UM ESTÁGIO CURRICULAR

Contenido principal del artículo

Cristiana Ramos
Milena Carvalho
https://orcid.org/0000-0003-1897-9686
Susana Martins
https://orcid.org/0000-0002-5282-1017
João Vidal Carvalho
https://orcid.org/0000-0001-9727-0557
Maria Inês Braga
https://orcid.org/0000-0001-5278-9363
Maria Ivone Cardoso
https://orcid.org/0000-0002-6848-0018
Ana Branca Carvalho
Eleanora Santos
https://orcid.org/0000-0003-4693-0804

Resumen

A ligação do Ensino Superior com o mercado de trabalho é algo muito importante e progressivamente mais reconhecido pela academia e pelo mundo do trabalho, mostrando-se fundamental um diálogo cada vez mais regular entre ambos, para que possa haver um alinhamento de atuação e vantagens para ambas as partes.


Na presente  investigação pretende-se demonstrar como uma licenciatura portuguesa da área da Ciência da Informação  atribuindo papel de destaque aos estudantes, como motores das suas aprendizagens, enquanto os professores passaram a ser mediadores do conhecimento, integrando no seu plano de estudos uma unidade curricular obrigatória de Estágio, devendo os seus estudantes finalistas de 3º ano desenvolverem um estágio numa instituição, durante um período de 192 horas. O processo de orientação conta com um orientador da instituição (e coorientador, caso necessário) bem como com o tutor da instituição acolhedora de estágio, os quais fixam um plano de atuação, o qual envolve conhecimentos e a aplicação de competências desenvolvidas na parte curricular da licenciatura. 


Para além da introdução, esta investigação integra a revisão da literatura  onde é apresentada uma perspetiva geral do problema abordado, com base na literatura publicada sobre a área em estudo, tendo como tópicos a Ciência da Informação, Gestão da Informação, Gestão do Conhecimento, Relação da Gestão da Informação com a Gestão do Conhecimento, Bases de Dados, Sistemas de Gestão de Bases de Dados e Modelação de dados.  No capítulo relativo à metodologia é feita uma descrição detalhada de todas as atividades desenvolvidas durante a realização do estágio e o capítulo relativo aos resultados apresenta os artefactos produzidos, encerrando-se o trabalho com a respetiva conclusão.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
Ramos, C. ., Carvalho, M., Martins, S., Carvalho, J. V., Braga, M. I. ., Cardoso, M. I., Carvalho, A. B. ., & Santos, E. . (2023). RECOLHA E ESTRUTURAÇÃO DA INFORMAÇÃO NO ÂMBITO DE UM ESTÁGIO CURRICULAR. E3 — Revista De Economia, Empresas E Empreendedores Na CPLP, 9(1), 83–97. https://doi.org/10.29073/e3.v9i1.770
Sección
Articles
Biografía del autor/a

Cristiana Ramos, Bachelor Degree student in Information and Documentation Sciences and Technologies, ISCAP

Diplomada em Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação do ISCAP / Politécnico do Porto.

Milena Carvalho, CEOS-ISCAP, São Mamede Infesta, Portugal

.

Susana Martins, CEOS, Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Instituto Politécnico do Porto

Doutorada em Educação-especialização em Educação e Bibliotecas pela Universidade Portucalense Infante D. Henrique desde 2015 e Professora Adjunta no ISCAP-IPP na área de Ciência da Informação. Investigadora no CEOS.PP. Apresentou diversas comunicações em congressos internacionais, publicou os artigos nas respetivas atas, tendo igualmente publicado

artigos em várias revistas científicas. É revisora científica de diversas conferências na área da Ciência da Informação e Educação. As suas principais áreas de interesse são: Literacia da Informação; Comportamento informacional; Bibliometria; Documentação e Informação científica; Organização e gestão da informação; Representação da informação; Políticas de Informação; Gestão da Informação; Património informacional; web semântica e uso das tecnologias de informação nos serviços de informação.

João Vidal Carvalho, CEOS, Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Instituto Politécnico do Porto

Professor Adjunto do ISCAP / Politécnico do Porto. Pós-Doutoramento em Tecnologias e Sistemas de Informação pela Universidade de Coimbra. Doutorado em Sistemas e Tecnologias de Informação pela Universidade de Santiago de Compostela, Mestre em Gestão de Tecnologias de Informação pela Universidade do Minho e Licenciado em Informática/Matemática Aplicada pela Universidade Portucalense. Vice-Diretor do Centro de Investigação Centro de Estudos Organizacionais e Sociais do Politécnico do Porto (CEOS.PP). Membro efetivo da Comissão de Reconhecimento/Certificação de Competências do ISCAP/Politécnico do Porto. Presidente da Conferência Internacional sobre Turismo, Tecnologias e Sistemas (ICOTTS) e da Conferência Internacional sobre Tecnologias de Informação e Educação (ICITED). Editor-chefe do Journal of Information Systems Engineering & Management. Ele publicou livros em ciência da computação e gerenciamento de banco de dados e é autor de doze publicações em revistas científicas com fator de impacto JCR.

Maria Inês Braga, CEOS, Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Instituto Politécnico do Porto

Inês Braga é doutorada em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. A sua tese de doutoramento na área da Ciência da Informação é sobre a literacia da informação no ensino superior. É membro integrado do CITCEM - Centro de Investigação Transdisciplinar sobre Cultura, Espaço e Memória. É Professora Adjunta no Instituto Politécnico do Porto, tendo lecionado nas áreas das Línguas, Comunicação e Ciência da Informação. As suas áreas de interesse são: Literacia Informacional, competências transversais, ética da informação, comunicação, ensino superior, pedagogia e Novas Tecnologias de Informação e Comunicação. Tem participado em várias conferências nacionais e internacionais e publicado sobre vários dos temas acima referidos.

Maria Ivone Cardoso, CEOS, Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Instituto Politécnico do Porto

Doutorada em Ensino de Línguas Estrangeiras desde 2001, na Universidade de Aveiro. Concluiu o Mestrado em Ciências da Educação em 1989, na Universidade de Aveiro. Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas (opção Francês e Inglês), 1984, na Universidade do Porto. É professora da Escola de Contabilidade e Gestão do Porto, desde 1991. Colaboradora da CEOS.PP. Responsável pela organização de eventos, como o III Congresso Internacional da AELFE no ISCAP e o XII Congresso da AELFE na ESEIG. É revisora ​​de diversas publicações científicas. Os seus interesses de investigação são o Domínio da Língua Estrangeira, Linguística Cognitiva e Terminologia, nas Línguas para Fins Específicos. Membro da Comissão de Acreditação do ISCAP e membro da Comissão Científica da: IBÉRICA; ICOTTS; POLISSEMA; MÍDIA SOCIAL. Colaboradora do CEI e professora convidada da ESEIG de 2005-2011. Fundador do CIGLA - Célula de Investigação do Grupo de Línguas Aplicadas. Autor de vários livros sobre LSP e FL.

Ana Branca Carvalho, Centro Digital de Serviços do Instituto Politécnico de Viseu

Doutorada em Comportamento Organizacional, na área das Ciências Sociais - especialidade em Comportamento Organizacional, 2013 pela(a) Universidade de Lisboa /Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas; Mestre em Gestão pelo(a) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, em 2000; Licenciatura em Direito em 1993 pela(a) Universidade Moderna. DEA e Suficiência. MBA - no ISCTE em 1999 na área da Organização e Recursos Humanos; Curso Universitário/Pós Graduação 2022 em Programação Neuro Linguística. Professora Adjunta no(a) Instituto Politécnico de Viseu, / Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego

Eleanora Santos, Centro de Investigação Aplicada em Gestão e Economia (CARME) do Instituto Politécnico de Leiria

Doutorada em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, é Investigadora Auxiliar no Center of Applied Research in Management and Economics (CARME) dO Insdtituto Politécnico de Leiria desde 2020.

Através da sua investigação, Eleonora Santos contribuido  significativamente para o desenvolvimento sustentável, transferência de tecnologia e governação corporativa. A sua pesquisa concentra-se em tópicos críticos, como o impacto do investimento direto estrangeiro nas empresas da indústria transformadora, os efeitos dos subsídios às empresas de gestão de resíduos e o desempenho das empresas transnacionais durante a pandemia do COVID-19. O seu trabalho fornece informações valiosas para formuladores de políticas, profissionais e acadêmicos que se esforçam para criar um futuro mais sustentável. Além disso, Eleonora Santos tem uma vasta experiência de ensino. Ela ministrou com sucesso cursos de gestão e tem efetuado palestras com o intuito de orientar os alunos na compreensão e implementação de práticas sustentáveis em vários contextos organizacionais

Citas

Carvalho, J. V., Azevedo, A. & Abreu, A. (2008). Bases de Dados com Microsoft Access 2007: Desenho e Implementação. Centro Atlântico.

Carvalho, L. F. A. C. (2003). Gestão da Informação e do Conhecimento, reestruturação organizacional e competitividade [Tese de Mestrado não publicada, Universidade Técnica de Lisboa]. https://www.repository.utl.pt/bitstream/10400.5/622/1/TESE%20DE%20MESTRADO%20-%20Reformula%c3%a7%c3%a3o-final-Vers%c3%a3o%20Final.pdf>.

Carvalho, V. (2018). PostgreSQL: Banco de dados para aplicações web modernas. Casa do Código

Choo, C. W. (2003) . Gestão de Informação para a Organização Inteligente : A arte de explorar o meio ambiente. Editorial Caminho.

Davenport, T. H. (1998). Ecologia da Informação. Futura.

Fernandes, C. (2008). À procura da senha da vida-de-senha a aula dialógica? In Veiga, I. P. A. (org.). Aula: gênese, dimensões, princípios e práticas. Papirus.

Fonseca, M.P. & Encarnação, S. (2012). Empregabilidade e Ensino Superior em Portugal. Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior: Lisboa.

MAGNA CARTA DAS UNIVERSIDADES (1988). http://www.esta.ipt.pt/3es/download/Magna%20Carta%20das%20Universidades.pdf

Martins, S. (2015). Tecnologias de informação, literacia e bibliotecas do ensino superior da área Metropolitana do Porto [Tese de Doutoramento não publicada, Universidade Portucalense Infante D. Henrique].

Moreira, A. , Sá, P. & Costa, A. (Coord.) (2021). Reflexões em torno de Metodologias de Investigação : Métodos. UA Editora.

Neto, C. M. S. (2012). A educação superior e a importância do estágio supervisionado na formação docente. Revista Congreso Universidad, I (2). https://silo.tips/queue/a-educaao-superior-e-a-importancia-do-estagio-supervisionado-na-formaao-docente?&queue_id=-1&v=1682590683&u=MjAwMTo4YTA6ZTQyYzo1OTAwOjE0N2M6OGYzYzphZTMzOjIzNjg=

Nonaka, I. & Takeuchi, H. (1995). The Knowledge-Creating Company: How Japanese Companies Create the Dynamics of Innovation. Oxford University Press.

Pinheiro, L. V. R. (1997). A Ciência da Informação entre sombra e luz: domínio epistemológico e campo interdisciplinar [Tese de Doutoramento não publicada, Universidade Federal do Rio de Janeiro]. https://ridi.ibict.br/bitstream/123456789/35/1/lenavaniapinheiro1997.pdf

Rocha, N. (2008). Documentação de Software: Integração de Ferramentas de Modelação e Processamento de Texto [Dissertação de Mestrado não publicada, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto]. https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/59642/1/000129520.pdf>

Rocha-de-Oliveira, S. & Piccinini, V. C. (2012). Uma análise sobre a inserção profissional de estudantes de administração no Brasil. RAM — Revista de Administração Mackenzie, 13 (2), 44–75. https://www.scielo.br/j/ram/a/vBvtyDZGQ5xLqhhzTXJvXMF/?format=pdf&lang=pt

Santos, A. M., Radael, E.M., Pinhata, R.F., Rossi, S.A. & Mendes, S. (2006). Diretrizes para a construção De casos De uso eficazes . Revista de Informática Aplicada, II (02), 70–75. https://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_informatica_aplicada/article/view/293/259>.

Saracevic, T. (1996). Ciência da informação: origem, evolução e relações. Perspec. Ci. Inf., 1 (1), 41–62. https://www.brapci.inf.br/_repositorio/2017/07/pdf_7810a51cca_0000015436.pdf

Silva, A. M. & Ribeiro, F. (2005). A Gestão da informação abordada no campo da Ciência da Informação. Páginas a&b, 89–113

Silva, A. M. (2006). A Informação: Da compreensão do fenómeno e construção do objecto científico. Edições Afrontamento.

Silva, A. M., Ribeiro, F., Ramos, J. & Real, M. (1998). Arquivística — Teoria e Prática de uma Ciência da Informação. Edições Afrontamento.

Sousa, C. (2000) . Gestão do Conhecimento. Editora RH.

S2i—Inclusive Solutions: Where smalholder farmers meet Big Data. https://www.s2i-software.com/

TAW—Triumphantwin Software [Em linha].[Consult. 25 maio 2022]. Disponível em WWW:URL< https://taw.pt/>

Zorrinho, C. (1991). Gestão da Informação. Editorial Presença.