Alojamento Local na Região Autónoma da Madeira - Tipologia e distribuição do Imóvel. O Perfil do Investidor

  • Luís Filipe Seixas Sardinha
  • Duarte Nuno Fernandes Instituto Superior de Administração e Línguas
  • John Moura
Palavras-chave: Alojamento Local; Perfil do Investidor; Região Autónoma da Madeira; Turismo

Resumo

Na Região Autónoma da Madeira, o Alojamento Local tem vindo a aumentar. Permitiu a reabilitação de imóveis degradados, oferta de alojamento em zonas atípicas e contribui de forma indireta para outros setores. Com aumento deste mercado torna-se importante compreender os intervenientes.

É neste âmbito que surgiu este estudo empírico. Através de um questionário administrado a 266 pessoas, procurou-se perceber qual o perfil do investidor neste tipo de mercado e mapear a distribuição do AL na RAM. No presente estudo foi possível demonstrar quais os concelhos com mais desenvolvimento de imóveis afetos ao AL (Funchal, Calheta e Santa Cruz). Também foi possível verificar que em todos os concelhos existem imóveis afetos a esta atividade, apresentando diferentes tipologias em zonas mais centrais (predominância de apartamentos) e zonas menos centralizadas (predominância de moradias).

Ficou demonstrado que 62% dos investidores são dotados de formação ao nível de ensino superior e numa perspetiva geral os inquiridos apresentam competências para atuar no mercado.

Publicado
2019-03-29